O “G” de ESG: O que é a Governança?
Compartilhe:

O “G” de ESG: O que é a Governança?

Data da publicação: 18/04/2023

ESG é a sigla em inglês para os conceitos de sustentabilidade ambiental, social e com a governança do negócio (Environmental, Social, Governance). Trata-se de estratégia de longo prazo, mais do que uma reparação das empresas aos eventuais efeitos colaterais que suas atividades podem causar.

Entenda um pouco mais sobre o Governança e como melhorá-la na sua empresa.

O G de ESG: O que é a Governança?

O “G” em ESG se refere a governança, que é o sistema de regras, práticas e processos pelos quais uma empresa é dirigida e controlada. Isso inclui a maneira como a gestão de uma empresa toma decisões, como estabelece metas e como é responsabilizada por suas ações.

Uma boa governança é essencial para o sucesso de uma empresa, pois ajuda a garantir que os interesses de todos os stakeholders, incluindo acionistas, funcionários, clientes e a sociedade como um todo, sejam levados em consideração. Isso inclui manter padrões éticos, promover transparência e prevenir conflitos de interesse.

3 ações para melhorar a governança de sua empresa

Incorporar considerações de governança na análise ESG pode ajudar os investidores e clientes a identificar empresas bem geridas e que provavelmente terão um bom desempenho a longo prazo, ao mesmo tempo em que promovem comportamento corporativo responsável e um futuro mais sustentável.

Aqui estão três exemplos de ações que as empresas podem tomar para melhorar sua governança:

Integridade

Implementar políticas e procedimentos de integridade e ética que promovam a transparência, evitem conflitos de interesse e assegurem a conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis. Um exemplo dessas políticas são os canais de denúncia.

Diligência

Realizar uma diligência adequada de fornecedores ou prestadores de serviços terceirizados: As empresas podem garantir que seus fornecedores ou prestadores de serviços terceirizados atendam aos mesmos padrões éticos e de conformidade que elas próprias.

Isso pode ser feito através da realização de diligências regulares e da implementação de políticas e procedimentos rigorosos de seleção e monitoramento de fornecedores.

Treinamento

Oferecer treinamento corporativo para colaboradores: As empresas podem promover uma cultura de governança forte oferecendo treinamento regular para seus colaboradores. Isso pode incluir treinamento em ética empresarial, compliance regulatório, gestão de riscos e diversidade e inclusão.

Além de ajudar a garantir que todos os colaboradores entendam a importância da governança, o treinamento também pode ajudar a mitigar o risco de violações de ética e conformidade.

Importância do G de Governança

Os investidores estão cada vez mais reconhecendo a importância da boa governança na tomada de decisões de investimento, e as empresas com práticas de governança sólidas são frequentemente vistas como investimentos e parceiras mais atraentes.

Enquanto o consumidor final parece estar mais atento para ações especificamente voltadas ao cuidado com meio ambiente e com problemas sociais, nas negociações B2B as empresas têm demonstrado preferir se relacionar com organizações bem estruturadas em sua governança. Por isso, observe se sua empresa está atenta ao G de ESG!

tendencias-compliance

Artigo produzido pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Aliant é o responsável pela realização de treinamentos on demand, análises de dados e produção acadêmica.

Índice

Compartilhe:

Publicações relacionadas

Assine nossa newsletter!

Fique por dentro das melhores notícias, eventos e lançamentos do mercado