Não há mais espaço para empresas que não se posicionam. Nem as grandes marcas e os mercados mais isolados poderão escapar dos fatores ESG. As políticas de meio ambiente, sustentabilidade e governança são cruciais para manter o nome e sucesso da empresa neste cenário de consumidores e investidores cada vez mais exigentes. Como o ESG no mercado de luxo se manifesta e qual sua importância?
A nova geração de consumidores tem sido cada vez mais assertiva na pressão mercadológica. O novo consumidor demanda que as empresas sejam sustentáveis e se pautem em valores mais humanistas, sem explorar mão de obra de forma escravagista, por exemplo.
Por terem um destaque midiático constante, as empresas de luxo devem ficar atentas em todos os âmbitos – e isto inclui os cuidados de sua cadeia produtiva e seu corpo de colaboradores. A análise reputacional envolvendo fatores ESG não diz respeito apenas à própria marca. Ou seja, é preciso considerar nesse cálculo desde fornecedores a distribuidores, levando em conta a representatividade que possuem o CEO, o especialista criativo ou até a equipe de marketing.
ESG no mercado de luxo
Um dos fatores ESG no mercado de luxo que merece destaque é o pilar de Governança. É nele que se estrutura qual será a cultura organizacional e quais os principais valores da empresa. A boa Governança cascateia seus valores para a sustentabilidade, preocupação ambiental e social. Para isso, é fundamental que a escolha de gestores e do corpo de funcionários reflita estes valores, servindo como uma espécie de propaganda para a mesma.
Em cargos de alta gestão, é importante que, além de um exame de trajetória profissional e acadêmica, exista um conhecimento sobre o que está além da superfície. São diversos os escândalos em que o “sucesso profissional” de uma pessoa é baseado em uma cadeia de mentiras sobre onde estudou ou onde trabalhou, funções e projetos realizados e etc. É importante mapear também notícias sobre fraudes em publicações de livros e artigos, que plagiam conteúdos de anônimos e acabam sendo ovacionados sem merecimento. Questões como essas são particularmente importantes quando falamos de ESG no mercado de luxo.
Falando sobre comportamento dos profissionais indicados para tais cargos, é essencial que eles tenham certas características fundamentais para sua atuação na empresa. Neste ponto, é necessário avaliar o passado e os possíveis riscos comportamentais. Sobre o histórico, é importante buscar recomendações e informações com antigos empregadores, para conhecer melhor os seus candidatos. Na análise de eventuais riscos, o candidato passa por análises comportamentais perante dilemas éticos e situações que apresentem fatores de pressão.
Comportamento em alta gestão
Além disso, cargos de alta gestão levam consigo a reputação da empresa. Logo, o comportamento manifestado em redes sociais e mídias gerais tornam-se mais relevantes que de um colaborador comum. Apresentação de pontos de vista de maneira enérgica, posicionamentos políticos ou discursos de ódio repercutem de forma negativa e assumem como uma extensão de eventuais posicionamentos como se da empresa fossem.
Esses são apenas alguns exemplos de inúmeras situações que podem ser descobertas no aprofundamento das análises de um candidato. Seja em nível operacional ou em nível executivo, é essencial que durante a escolha de seus colaboradores, os mesmos estejam alinhados com os valores da empresa.
Sendo assim, com uma análise acurada de seu corpo de colaboradores, fica muito mais fácil tornar aplicável e consolidado os demais fatores ESG no mercado de luxo, mas também em qualquer outro setor. Isto mantém as organizações confiáveis e alinhadas com a demanda atual por empresas mais engajadas e sustentáveis.
Bibliografia
https://www.cushmanwakefield.com/pt-br/brazil/insights/2022-06-esg-governance
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